Animais Selvagens

Cachorro Vinagre

Você conhece o Cachorro Vinagre?

cachorro vinagre habitat

O Cachorro Vinagre é um cão do mato raro, pouco conhecido e incomum. O seu é corpo atarracado e ele se parece muito com um mustelídeo (a família de texugos e lontras) do que um membro da família dos cachorros, o Bush Dog como é conhecido em inglês, e a tradução significa “cachorro da moita”, está adaptado a uma vida semi-aquática na floresta da amazônia, ele possui pernas curtas, seu rabo é curto e espesso, alem de um focinho arredondado e orelhas bem pequenas.  A cabeça do Cachorro Vinagre e o seu pescoço são de cor avermelhada, dai que vem esse criativo nome, suas costas  são marrons e se tornam mais escuras em direção ao rabo.

Cientificamente existem 3 subespécies que são conhecidas como: Speothos venaticus panamensis é encontrada no noroeste da América do Sul, floresta amazônica no Brasil, Peru e Colômbia. Esse é pequeno em tamanho e de cor mais clara, Speothos venaticus venaticus, mais localizado na bacia do rio Amazona, tem um tamanho médio e escuro; Speothos venaticus wingei é encontrado no sudeste do Brasil e é de cor clara e de tamanho semelhante ao Speothos venaticus venaticus.

De onde o Cachorro Vinagre surgiu?

Não existe nenhum dado cientifico que comprove a origem do e genética do Cachorro Vinagre, o que se sabe é que esse animal selvagem tenha relação com o Lobos-Guará (Chrysodon) há três milhões de anos atrás. Os humanos sabem muito pouco sobre o comportamento do Cachorro Vinagre, pois é muito se mostrou muito difícil de ser encontrada e observada na natureza.

Comportamento do Cachorro Vinagre

O Cachorro Vinagre costuma ser ativo durante o dia e está associado gosta de viver na água também. A maioria das observações de animais silvestres que moram em florestas próximos a rios, durante a noite, eles se retiram para um covil, que pode ser um ninho de tatu abandonado ou dentro de um tronco de árvore caído. Os Cachorros Vinagre vivem em grupos sociais de até 12 membros.

 

Eles são mais frequentemente vistos caçando em grupos de pelo menos dois indivíduos, tipicamente para grandes roedores, em áreas mais abertas, no entanto, parece que os cães vinagre caçam sozinhos e pegam pequenos roedores, lagartos, cobras e pássaros que pousam no solo. Existem relatos de que quando eles caçam em matilhas, os cães do mato são capazes de atacar presas muito maiores do que eles, incluindo a capivara.

Os Cachorros Vinagre, vivem em grupos familiares, uma fêmea pode produzir descendentes rapidamente, gestação leva até 67 dias, muito parecido com os cachorros domésticos que duram de 55 – 60 dias. Saiba mais sobre parto de cachorro. Uma ninhada de Cachorro Vinagre tem em media 4 ate 6 filhotes. Os filhotes são amamentados pela mãe por cerca de oito semanas. Membros não-reprodutores da matilha carregam e limpam os filhotes e os machos trazem comida para a fêmea. Os jovens filhotes atingem a maturidade sexual com um ano de idade. E geralmente o tempo médio de vida seja em torno de dez anos.

Locais onde vive o Cachorro Vinagre:

Esse animal pode ser encontrado do Panamá e do norte da América do Sul, do sul ao sul do Brasil, Paraguai e nordeste da Argentina, e oeste da Bolívia, Peru e Equador. O Cachorro Vinagre habita a floresta de várzea, a floresta semidecídua e a floresta sazonalmente inundada, mas também o cerrado e as savanas úmidas, ele esta sempre perto da água. (Faixa azul mostra as áreas onde o Cachorro Vinagre é mais visto).

Quantidade populacional do Cachorro Vinagre:

Não existe nenhuma conservação a respeito dessa espécie, a boa noticia é que o Cachorro Vinagre esta protegido na maioria dos países. Não há estimativas populacionais desse animal, a espécie provou ser extremamente difícil de estudar na natureza.

 

 

 

3 respostas »

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.