Raças de Cachorros

Scottish Terrier

Um excelente cão de guarda, inteligente, independente e sensível, e que se adapta a qualquer espaço: esse é o Scottish Terrier!

É um ótimo companheiro para quem gosta de caminhadas mais calmas, já que ele não poderá correr, por ser conhecido por suas pernas curtas. Ainda assim, são super ágeis e atentos!

Scottish Terrier Preto



Historia e Origem

Não existe uma história oficial para a origem desta raça, porém, acredita-se que os Scottish Terrier foram descobertos quando os romanos invadiram a Grã Bretanha nos anos 55 a.C. e os chamaram de ‘terrarii’ (trabalhadores da terra) por seus talentos como caçadores. Por ser uma raça muito antiga, eles foram a base para todas as raças “Terrier” de hoje em dia.

No início do século XVII, um importante membro da realeza britânica enviou de presente vários destes cães para um monarca francês, que acabou se apaixonando pela raça e aumentou sua popularidade.

No fim do século XIX, haviam diversos tipos de Terriers na Escócia, e eles foram separados em dois grupos diferentes, os Dandie Dinmont Terriers e os Skye Terriers. Os Scottish foram agrupados junto ao segundo grupo e então, na década de 70, esse grupo foi separado em 4 raças, uma delas sendo o Scottish Terrier. Então, seu padrão foi finalmente escrito e oficializado.

Temperamento e Características

A personalidade do Scottish é de um cachorro um pouco mais sério e não tão brincalhão como outras raças. Mesmo assim, ele é um ótimo companheiro e muito fiel à sua família ou dono, por isso, gosta mais de ficar dentro de casa do que solto em um quintal, por exemplo.

Os Scottish são muito sensíveis e captam bastante a mudança de humor e energia de seus donos e do ambiente em que moram.

Por ter sua origem como Terrier, ele sempre terá um instinto de caça e por isso, conviver ou esbarrar com outros bichos por aí, poderá ser um desafio. Quanto à pessoas desconhecidas, o comportamento deles poderá ser difícil também, por isso é bom acostumá-los desde cedo com as pessoas que mais visitam sua casa e que irão conviver com ele.

Scottish Terrier caramelo

O Scottish Terrier se dá bem com crianças? 

O Scottish é ótimo para cuidar das crianças, alguns chegam a chamá-lo até de babá! Mas, como qualquer Terrier ele não gosta de carinhos mais “agressivos” ou do barulho de bebês e crianças menores, por isso é recomendado para casas com crianças um pouco maiores.

Como em todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximar e tocar no seu cachorro, além de supervisionar todas as interações entre eles para evitar mordidas, ou rabos puxados pelos pequenos.

Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.

Scottish Terrier filhotes

Saúde

Os Scottish Terriers são geralmente saudáveis mas, como em todas as raças, podem ter problemas de saúde. Nem todos os Scottish sofrerão certas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre o histórico de saúde dos pais.

Doenças comuns nos Scottish Terrier podem ser: doença de Von Willebrand, Osteopatia crânio mandibular (OCM), Luxação da patela e uma espécie de câimbra que pode prejudicar o andar do cão.

Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:

Dicas e Cuidados

O Scottish é um cão calmo mas ativo, por isso, poderá ficar entediado se não tiver alguma atividade diária, como caminhadas ou brincadeiras com seus donos. No caso das caminhadas, é importante usar uma coleira pois ele tem um instinto caçador e poderá querer correr atrás de outros bichos.

Esses cãezinhos adoram água, mas não sabem nadar por causa de suas perninhas curtas. Por isso, casas com piscinas não são a melhor opção se ele não for observado o tempo todo.

Uma sugestão segura para eles é o treinamento na caixa de transportes, uma maneira gentil de fazer com que eles se acostumem com lugares menores e a não entrarem em locais onde podem se machucar, além de ser um local que ele poderá usar para tirar uma soneca de vez em quando.

Scottish Terrier filhotes

Escove os dentes do seu Scottish Terrier pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Apare as unhas do seu Scottish Terrier uma ou duas vezes caso seu cachorro não desgaste as unhas naturalmente. Se as unhas estiverem clicando no chão, elas precisam ser aparadas. Veja como cortar as unhas do seu cachorro.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente quanto a vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida isso ajuda a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; basta limpar o ouvido externo.

A pelagem do Scottish Terrier

Os pelos do Scottish são geralmente de cor preta, mas também podem ser encontrados em cinza claro e chumbo e creme.

Os pelos são geralmente macios e felpudos por baixo e mais duros por cima. São fáceis de manter e não necessitam de tantos banhos, embora sequem rapidamente.

Devem ser tosados a cada dois meses mais ou menos, se você quiser manter o pelo curto. O Scottish que é tosado mais vezes costuma ter o pelo mais macio e uma cor de pelagem menos brilhante.

Algo importante nesta raça, é que eles são bem sensíveis à pulgas, e caso tenham, podem ter coceiras fortes que fazem com que eles se cocem até arrancar os pelos; por isso é importante escová-los e observar sempre.

Scottish Terrier cores

Curiosidades

  • Os Scottish são conhecidos por serem cães de grande “bravura”, tanto que no século XIX houve um militar de Dumbarton (cidade da Escócia) que tinha vários destes cães e eles participavam das batalhas da época. Por isso, o regimento deste militar ficou conhecido como “Diehards de Dumbarton”, algo como “Os obstinados de Dumbarton”.
  • Estes cães podem ter uma leve tendência a engordar, o que faz com que tenham problemas de coluna. Por isso, é importante que tenham uma alimentação adequada.
  • Apesar de serem cães fieis à família, são também muito independentes e podem precisar de um tempinho sozinhos. Não estranhe se ele se isolar um pouco!
  • Se você ainda duvida da fofura de um Scottish, te dou a dica de seguir esse lindo doguinho no Instagram (@mrangusscottie). Além de ser uma gracinha naturalmente, ele tem as melhores fantasias.

  • No cinema, um dos Scottish mais famosos é o Joca/Jock, de “A dama e o vagabundo”, nas versões desenho e live-action. Uma curiosidade legal é que, no Live-Action, todos os cachorros do filme vieram de abrigos.

  • Outro Scottish muito famoso foi o Fala, que pertenceu ao presidente Roosvelt e deu muito o que falar. Ele é o único cão a aparecer numa estátua presidencial.