Cachorro adulto e filhote com diarreia? O que fazer?
A diarreia tem diversas variáveis e é uma doença comum na maioria dos animais de estimação.
A maior parte de diarreias em neonatos, (quase filhotes) é de origem bacteriana e muitas vezes ocorrem em 2 ou 3 dias após o nascimento do animal. Em ninhadas muito numerosas é comum acontecer a doença e a melhor maneira de tratá-la é com antibióticos injetáveis.
Existe também a suspeita do herpesvírus e o tratamento dessa é feito através do aumento da temperatura em 39 graus do animal, ninhadas que nascem no verão dificilmente terão o herpesvírus como forma de diarreia.
A verminose pode ser uma causa de diarreia quando o neonato está prestes a se tornar um filhote, a contaminação pode ser passada das mães via placenta ou no momento da amamentação.
Para resolver esse problema recomenda-se a visita ao veterinário que poderá recomendar o uso de um antiparasitário.
Bactérias como Escherichia coli ou Salmonella sp. Podem causar diarreia tanto em humanos quanto em animais.
Vírus podem causar diarreia, os mais comuns são o parvovírus e o vírus da cinomose o primeiro acometendo cães filhotes e o outro cães de qualquer idade.
Parasitas como verminoses. Uma outra causa comum é o protozoário Giardia.
As diarreias nos filhotes são comuns e os tratamentos não são difíceis, porém os filhotes não possuem grandes reservas lipídicas (gorduras) e com a diarreia eles podem ficar debilitados e chegar ao óbito com facilidade.
Caso algum filhote venha ao óbito e importante consultar um veterinário para realizar um procedimento correto quando ao restante da ninhada, não colocando em risco assim a vida dos demais filhotes.
Ler e Compartilhar:
Cachorro com Verme, o que fazer?
Quais cachorros perfeitos para as crianças?
Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro
5 respostas »