Cão Obeso, algumas dicas para tratar
A constante mudança do comportamento dos cachorros e a interação dele com o homem tem trazido um novo problema para a grande maioria das raças de cachorro no mundo inteiro. A obesidade em cachorros. Antigamente o cachorro era usado para companhia porem sua atividade era totalmente voltada para caca, trabalho com o gado e para fazer guarda. Atualmente o cachorro se tornou mais companheiro ainda dos homens, dividindo o mesmo teto, a mesma cama, sofá e ate o seu jantar. Não ha nenhum problema nisso, porem a saúde do seu cachorro fica comprometida quando ele se torna obeso, alguns quilos extras em seu plano podem ser emergentes para uma doença, com risco de sofrer uma grande gama de problemas e condições, incluindo uma expectativa de vida reduzida. O peso adicional também pode afetar a qualidade da vida de seu cão, afetando sua mobilidade, energia para brincar e humor geral.
Meu cachorro esta engordando, o que fazer?
Converse com seu veterinário para obter informações sobre a dieta e o potencial de perda de peso do seu cão. Conheça o peso saudável da raça do seu cachorro, acesse a nossa pagina de cães e encontre o peso ideal na descrição. Outra grande ajuda é a imagem abaixo com a ilustração da forma do corpo ideal do seu cachorro.
Veja aqui a forma ideal de peso do seu cachorro com essa imagem ilustrativa:
O retângulo laranja nos mostra qual é a forma ideal e peso que o seu cachorro deve ter.
Dicas para manter o seu cachorro em forma
Mantenha seu cão ativo
Assim como os humanos, o exercício é crucial quando se trata de ajudar seu cão com excesso de peso a ficar saudável. Aumentar a atividade do seu cachorro ajuda a queimar energia e as gorduras consumidas. Exercitar seu cachorro não significa correr maratonas ou fazer longas caminhadas. Passeios regulares e a chance de correr e brincar em um ambiente seguro sem coleira já ajudam bastante. Jogar a bolinha na parede ou ate mesmo andar com seu cachorro dentro de casa já ajuda seu melhor amigo se exercitar e perder uns quilinhos. Raças diferentes precisam de diferentes quantidades de exercício, por isso, consulte o seu veterinário, criador ou o padrão da raça do seu cão para obter orientação sobre o quanto de atividade é recomendado.
Seja forte e não caia nas tentações do seu cachorro
Seu cachorro sempre vai implorar por comida e isso não significa que você tenha que alimenta-lo. Para combater a obesidade seu cachorro precisa de rotina e horário para comer regularmente. Opte por uma dieta rica em proteínas com uma mistura de fibras para ajudar a controlar o apetite do seu cão e reduzir a ingestão voluntária de alimentos. Ração de cachorro com preço mais barato geralmente faz com que seu cachorro deseje comer mais, converse com o vendedor e a marca da sua ração para entender se o alimento que você esta dando ao seu cachorro é suficiente. O ditado “Barato sai caro” cabe perfeitamente para algumas marcas de ração.
Disciplina para dieta dos eu cão
Uma vez que seu veterinário tenha elaborado um plano de controle de peso, você deve ter uma ideia clara de quanto seu cão deve comer em cada refeição. Fique em cima e não ceda para seu cachorro com cara de pidão.
A maioria dos casos de cachorros obesos são culpa do dono, se o seu cachorro esta acima do peso a culpa é toda sua, pois você é a pessoa que alimenta e a pessoa que faz atividades com ele. Algumas racas de cachorro como Golden Retriever, Labrador Retriver, Bulldog Frances e Inglês são propensos a engordar, porem existem tipos de comida que podem ajudar essa racas a não ficarem acima do peso, a chave para seu cachorro não engordar é atividade física, seja passeios diários e brincadeiras.
*Dica se você não tem muito tempo para fazer atividades com o seu cachorro experimente o nosso day care e o seu cachorro vai passar o dia inteiro brincando.
Cachorros que são castrados também tem forte tendencia para engordar. Conheça os pros e contras da castração de cachorros e gatos.