Cão Borzoi

cachorro borzoi

Borzois são cães de família descontraídos que podem até se adaptar a um apartamento, apesar de seu grande tamanho. No entanto, eles não ficam bem quando deixados sozinhos por longos períodos durante o dia. Esta raça sensível precisa de companhia. 

cachorro borzoi



Historia e Origem

Uma vez conhecido como Wolfhound Russo, a história escrita do Borzoi pode ser rastreada até 1650, quando o primeiro padrão para a raça foi escrito em sua terra natal, a Rússia. Criado por centenas de anos por nobres russos, acredita-se que o Borzoi tenha sido desenvolvido a partir do antigo bearhound russo, (veja a imagem do Bearhound abaixo).

cachorro bearhound
Cachorro Bearhound (Caçador de Ursos)

 

Em 1873, poucos Borzoi permaneceram entusiasmando aqueles que admiravam a beleza e velocidade da raça, mas em 1918, na Revolução Russa, muitos Borzoi foram mortos e a raça foi salva apenas porque algumas pessoas da alta classe de outros países, possuíam exemplares dessa raça.

O primeiro Borzoi que se sabe ser importado para os Estados Unidos chegou 1890, e o primeiro Borzoi registrado no American Kennel Club foi a Princesa Irma em 1891. Em 1903, Joseph B. Thomas contribuiu para o estabelecimento da raça na América, fazendo três viagens à Rússia para comprar cães. O Borzoi Club of America, então conhecido como Russian Wolfhound Club of America, foi formado no mesmo ano.
cachorro borzoi historia

Em 1936, o nome da raça foi alterado de Wolfhound russo para Borzoi. Hoje, há pouca diferença entre o Borzoi e seus antepassados ​​Russos.

Temperamento e Características

A personalidade gentil do Borzoi é uma mistura de cachorro sério com um “mix” de cachorro brincalhão. O Borzoi é quieto, sensível e inteligente e prefere não ficar sozinho por longos períodos. Sua reação a pessoas estranhas varia de indiferente a amigável. Em geral, ele confia nas pessoas e não é um cão tímido.

O Borzoi é um cachorro pensador e por esse motivo o adestramento pode ser difícil, já que ele tem a teimosia como característica. De amor para o seu cachorro Borzoi que a sua relação com ele será perfeita.

O Borzoi se da bem com crianças? 

Os Borzois tem facilidade para lidar com crianças, mas, graças aos seus instintos de pastoreio, às vezes mordem os pés ou os tornozelos dos pequenos, por esse motivo tenha atenção. De qualquer maneira os Borzois serão amigos fieis das crianças na sua família.

Como em todas as raças, você deve sempre ensinar as crianças a se aproximar e tocar no seu cachorro, além de supervisionar todas as interações entre eles para evitar mordidas, ou rabos puxados pelos pequenos. Ensine seu filho a jamais se aproximar de nenhum cachorro enquanto estiver comendo ou dormindo ou tentar levar a comida dele. Nenhum cachorro, por mais amigável que seja, jamais deve ser deixado sem supervisão.

Os Borzois, geralmente são bons com outros animais de estimação em casa, desde que tenham sido socializados com eles.

cao borzoi

Saúde

Os Borzois são geralmente saudáveis, mas, como todas as raças e cães eles podem ter problemas de saúde. Nem todos os Borzois sofrerão uma ou todas essas doenças, mas é importante estar ciente delas se você estiver considerando esta raça. Se você está comprando um filhote, encontre um bom criador que mostre o histórico de saúde dos pais.

Um doença comum nos Borzois é a displasia da anca, e a displasia do cotovelo.

Algumas Doenças que afetam todos os cachorros:

Dicas e Cuidados

Escove os dentes do seu Borzoi pelo menos duas ou três vezes por semana para remover o acúmulo de tártaro e as bactérias que espreitam dentro dele. A escovação diária é ainda melhor se você deseja prevenir doenças gengivais e mau hálito.

Apare as unhas do seu Borzoi uma ou duas vezes caso seu cachorro não desgaste as unhas naturalmente. Se as unhas estiverem clicando no chão, elas precisam ser aparadas. Veja como cortar as unhas do seu cachorro.

Seus ouvidos devem ser verificados semanalmente quanto a vermelhidão ou mau odor, o que pode indicar uma infecção. Ao verificar as orelhas do seu cão, limpe-as com uma bola de algodão umedecida isso ajuda a prevenir infecções. Não insira nada no canal auditivo; basta limpar o ouvido externo.

A pelagem do Borzoi

Os Borzois são revestidos com um sub-pelo grosso e um uma pelagem superior longa. Você os encontrará em vermelho, preto, cinza, tricolor ou castanho, geralmente com manchas vermelhas ou castanhas, na maior totalidade branca.

borzoi cores e pelagem

 

Curiosidades

  • Borzois são caçadores natos e podem perseguir qualquer coisa que se mova.
  • O Borzoi pode ser sensível a drogas, principalmente anestésicos, devido à falta de gordura corporal. Certifique-se de que o seu veterinário está ciente disso.
  • O medicamento Ropum (xilazina) nunca deve ser usado para um Borzoi. Além disso, evite exercitá-los em gramados que foram tratados recentemente com fertilizantes, inseticidas, herbicidas ou outros produtos químicos. (Fonte: Dogtime.com)
  • Borzoi latem com pouca freqüência e não têm fortes instintos de guarda. Eles são péssimos cães de guarda.
borzoi famoso
Na Russia, o Borzoi constantemente esta nas revistas de luxo e desfiles de moda.