Meu Dog

Papilomatose Canina

O que é Papiloma canino?

papiloma canino

Os papilomas são tumores benignos, às vezes múltiplos, causados ​​por vírus. Eles são comumente conhecidos como verrugas. Os tumores freqüentemente desaparecem espontaneamente porque o animal lentamente desenvolve imunidade a eles. Alguns papilomas podem precisar ser removidos cirurgicamente porque se tornaram inflamados, infectados ou não se regrediram com o tempo.

Papiloma vírus canino

Os vírus do papiloma invadem as células do seu cachorro ou gato cão ou gato, e destroem os processos normais de divisão celular, de modo que a célula se divide anormalmente e com mais frequência. O vírus ativa genes promotores de crescimento no DNA (chamados oncogenes) e, ao mesmo tempo, inativa genes supressores que normalmente limitam a proliferação celular e alteram os genes que regulam a morte celular normal.

Existem muitos tipos diferentes de vírus do papiloma e ocorrem em todas as espécies de animais, incluindo pessoas. Cada espécie de animal tem seus próprios vírus e seus tumores relacionados. Nos humanos ocorrem verrugas nos pés.


Saiba tudo sobre tumor em cachorros


Papilomatose Canina fotos

Existem diversos tipos de verrugas que crescem, geralmente na face do seu cachorro, podendo afetar os olhos e ate mesmo as orelhas.

Qual a causa da Papilomatose Canina?

Todos os animais e os seres humanos carregam vírus assintomáticos, que são aqueles que não causam nenhum sinal de anormalidade no seu corpo. No entanto, cachorros ou gatos com sistemas imunológicos imaturos, são imunocomprometidos, tem uma capacidade reduzida de combater infecções, são mais propensos a desenvolver verrugas de papiloma.

Como meu cachorro ou gato desenvolveu o Papiloma?

O vírus é transmitido através do contato direto de um animal de estimação infectado ou algo que o animal infectado usa, por exemplo, brinquedos, tigelas de comida e água e roupas de cama, o vírus do papiloma ganha acesso ao corpo quando a pele fica amolecida pela umidade, através de cortes e abrasões ou assistência de carrapatos ou insetos que picam, por exemplo, pulgas e mosquitos.

Papilomatose Canina – Sintomas

Os papilomas podem aparecer por diversas vezes na boca, geralmente acontece com cachorros filhotes e jovens. Existem também os papilomas cutâneos, que podem aparecer em cachorros com qualquer idade, tem os Papilomas venéreos que podem surgir na vagina da cadela ou gata e no pênis e culhão do cachorro macho, papilomas palpebrais que ocorrem perto dos olhos.

As lesões que acontecem através da Papilomatose Canina, geralmente são pólipos inflamados, conhecido como verrugas, mas podem ser placas escamosas planas ou massas duras de crescimento interno. Essas massas podem romper e até sangrar. Os papilomas que crescem interiormente podem causar dor, especialmente se estiverem nas patas do seu cachorro.

Papiloma vírus nos gatos

papiloma virus

Nos gatos, os papilomas são geralmente planos, parecidos com placas e, às vezes, escamosos. Pode haver uma ou mais lesões, geralmente na cabeça, pescoço ou membros. Existe também um fibropapiloma ou sarcoide em gatos causado por um subtipo de vírus do papiloma. Estes são muito raros e aparecem como uma ou mais massas nodulares geralmente na cabeça, pescoço e nos membros.

 

Papilomatose Canina – Sintomas

Para obter um diagnóstico definitivo, seu veterinário pode aspirar a verruga com uma agulha fina e uma seringa para coletar amostras dessa célula diretamente do tumor e um patologista veterinário examina os dados coletados sob a lâmina de um microscópio.

Em alguns casos, os resultados por aspiração podem não estar totalmente claros e uma biópsia pode ser necessária. Uma biópsia é a excisão cirúrgica de um pedaço do tumor.

Como os papilomas caninos geralmente crescem?

Em animais saudáveis, os papilomas não se espalham para outras áreas do corpo e geralmente são curados por cirurgia. Raramente, um tumor irá regredir após a cirurgia.

Papilomatose Canina – Tratamento

Alguns papilomas regridem dentro de 1-2 meses porque o animal desenvolve imunidade a ele, as vezes o seu cachorro ou gato já teve esse tipo de vírus e você não percebeu. No entanto, alguns cães tem tumores resistentes e o tratamento usual é a remoção cirúrgica.

É importante evitar que o seu animal esfregue, coça, ou morda as verrugas causadas pelo papiloma vírus, que podem causar inflamação.

Papilomatose canina é contagiosa para humanos?

Em humanos, possuímos um agente imuno-modificador que estimula a produção de interferon que elimina as chances do papiloma vírus se desenvolver. Ou seja, seu cachorro ou gato jamais transmitiram o vírus do Papiloma para você.

Ler e Compartilhar:

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

1 resposta »

  1. Tratei um no nariz do meu cão com agua oxigenada e vinagre de sidra….desapareceu….

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.