Meu Dog

Quanto tempo dura o Cio?

quanto tempo dura o cio de uma cadela

Muitas pessoas entram em contato no Pet Caramelo com uma serie de duvidas a respeito do CIO da cadela ou cachorra. Nesse post vamos tentar responder as duvidas mais frequentes relacionadas a esse momento especial na vida da sua cachorra que pode se transformar em um grande tormento se você que é dono não se preparar.

  • Quanto tempo dura o cio de uma cadela?

Cerca de seis meses até o resto de sua vida, uma cadela experimenta CIO aproximadamente a cada seis meses. Este é o período em que ela é receptiva ao acasalamento. As alterações hormonais causarão diferenças visíveis na sua cachorra, indicando que ele está no cio. Fatores visíveis são:

  1. Vulva inchada
  2. Sangramento
  3. Micção,(Xixi) mais frequente
  4. Aumento do nervosismo ou alerta.
  5. Ela também se apresentará a cães machos, levantando o rabo e segurando o rabo para o lado.

O cio geralmente dura entre 2-4 semanas. No início do ciclo, uma cadela pode não ser receptiva a machos, embora algumas sejam receptivas durante todo o ciclo. Pode ser mais curto ou mais longo e você saberá que o ciclo acabou quando toda a vulva dela voltar ao seu tamanho normal e não houver mais sangramento ou secreção. Existe uma janela relativamente pequena quando o seu cão é mais fértil durante o ciclo do cio; pode começar cerca de nove ou dez dias depois que ela entra no cio e dura cerca de cinco dias. No entanto, ela pode engravidar até o final do ciclo.

  • Quando começa o cio?

As cachorras podem entrar no cio a partir dos quatro meses em raças menores, mas em média cerca de seis meses de idade. Algumas raças gigantes podem não entrar no seu primeiro cio até os 18-24 meses de idade. É altamente recomendável não criar cães durante o primeiro e o segundo ciclo. Os ovários das fêmeas ainda não estão maduros e o cachorro não atingiu a maturidade total. Se você planeja criar seu cão, seu veterinário poderá informar quando o cão está maduro o suficiente para ser criado.

Quanto tempo dura a gestação de um cachorro?

Cachorro castrado cruza?

  • Com quantos meses o cachorro entra no cio?

Uma vez iniciado o estro, pode levar algum tempo para que o ciclo se torne regular. Alguns cães podem levar até dezoito meses até que seu ciclo se torne regular. É uma boa ideia manter um registro durante esses primeiros dias. Quando isso acontece, a média é de seis em seis meses. Raças menores podem entrar no cio com mais frequência, 3-4 vezes ao ano. Cães maiores, como Bernese Mountain Dog, Rottweiler e Dogue Alemão, só podem entrar em cio a cada 12 a 18 meses. Ao contrário dos seres humanos, as cadelas experimentam estro ao longo da vida, embora o tempo entre os ciclos seja mais longo.

Com exceção dos criadores profissionais de raça, a maioria dos donos de animais decide castrar suas cadelas antes do primeiro cio. Alguns especialistas acreditam que isso reduz o risco de câncer de mama e outras condições. Também elimina a possibilidade de ninhadas indesejadas.

  • Quantos dias dura o cio?

O cio geralmente dura entre 2-4 semanas.

 

O primeiro Cio da sua cachorra

Isso pode acontecer entre os 6 meses de vida do seu filhote até 1 ano e 6 meses, cada cachorro tem um tempo diferente, eu já vi casos de filhotes com 7 meses de vida entrar no cio e por isso é preciso ter muito cuidado para NÃO cruzar o seu cachorro no primeiro CIO em hipótese alguma. Vou fazer uma comparação, é como se uma menina com de 12 anos de idade engravidasse, ou seja, sua cachorrinha no primeiro CIO ainda não se desenvolveu completamente e se ela ficar prenha, pode trazer graves consequências para saúde no futuro.

O segundo Cio da sua Cadela

Os veterinários não recomendam o cruzamento de fêmeas no segundo CIO, eu cruzei uma das minhas Boxers no segundo CIO e eu não tive problemas, na época ela estava com 1 ano e 8 meses, as vezes o segundo CIO da sua cadela pode vir com 1 ano e 2 meses, nesse caso eu não aconselho o cruzamento. Uma boa media para o cruzamento da sua cachorrinha seria depois de 2 anos a partir dai ela já estará com o corpo totalmente desenvolvido.

O que fazer quando Cio da sua Cachorra acontece?

Depende. O você quer fazer com a sua cachorra entrar no CIO, você quer ter ela tenha filhotes? Você não quer que ela tenha filhotes? Diante do que você deseja fazer com a sua cadela, tenha em mente que criar filhotes traz diversas responsabilidades e riscos, caso você queira cruzar a sua cachorrinha para que ela tenha filhotes, veja as dicas nesse link.

Se você não quer que seu cachorro tenha filhotes, eu recomendo você fazer a castração do animal, existem locais em SP que fazem isso de graça, SUVIS, procure se a sua cidade atende e oferece esse serviço, outra opção seria um veterinário de confiança para fazer a castração. Acesse esse link para o nosso veterinário!

Tome muito cuidado para quando sua fêmea estiver no cio nenhum cachorro que você não queira invada sua casa e cruze com ela sem você perceber, os cachorros fazem de tudo quando tem uma fêmea no CIO e elas também, é sério, eles podem invadir o seu quintal, escalar o muro cavar um buraco e entrar na sua casa e quando você menos esperar, pronto, ela esta prenha. Uma gravidez indesejada do seu cachorro pode trazer um grande problema para você e para os filhotes que estão por vir. Fique atento.

Cachorra menstruada, o que fazer?

Como fazer o parto da minha cachorra?


  • Siga a Pet Caramelo na Rede Social que você mais gosta!

Ler e Compartilhar:

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

1 resposta »

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.