Se você está a procura de um companheiro felino dócil e amável, o Gato Ragdoll com certeza é uma ótima opção para quem quer companhia.
O Gato Ragdoll se dá bem com todos, gosta de crianças e outros pets. Ele gosta de brincar e aprende a fazer truques facilmente, assim como a se comportar bem.
O que você deseja saber?
Fotos de Gatos Ragdoll
Historia e Origem
A história do Gato Ragdoll é bem recente no mundo felino. Seu desenvolvimento começou por volta de 1960 em Riverside, na Califórnia (EUA).
Uma criadora chamada Ann Baker possuía uma gatinha branca de pelo comprido e outros gatos também de pelo comprido. Ann selecionou os gatos de personalidade mais dócil e com o padrão de pelagem igual a do Siamês ( com os pelos das extremidades mais escuros).
O resultado foi o que ela chamou de Ragdoll (tipo de boneca de pano de pouco peso) pois iguais às bonecas, os gatinhos ficam com o corpo mole quando os pegamos no colo.
A partir daí, outras raças como o Persa e Birmanês foram adicionadas ao desenvolvimento do Ragdoll.
Após algum tempo, a Cat Fanciers Association registrou a raça, em 1993, e em 2000 eles foram totalmente reconhecidos.
A maioria das associações, hoje em dia, reconhece a raça Ragdoll, incluindo a American Cat Fanciers Association e a International Cat Association.
Comportamento e Características
Diferente de muitos gatos, o Ragdoll ama ficar no colo, até mesmo com a barriga pra cima (posição que os gatos geralmente não muito são fãs).
Sua personalidade é tão meiga quanto a de alguns cachorros, ele gosta de receber os donos na porta, além de amarem receber carinho e se aconchegarem na cama ou no sofá.
Além disso, se acostumados desde cedo, irão aprender a atenderem pelo nome prontamente quando chamados e até mesmo a buscar bolinhas ou brinquedos que forem jogados.
O Gato Ragdoll é bem ativo.
Apesar do comportamento dócil, adora brincar e aprender truques novos, e com reforços positivos, como petiscos e carinho, eles aprendem rapidamente a brincar e se comportar.
Eles são considerados gatos de boas maneiras, até na hora de miar pra chamar a atenção dos donos.
Seu miado é baixo e calmo e ele não irá miar muitas vezes pra chamar atenção.
Além disso, não são arteiros e não são do tipo de gato que irá escalar os móveis ou a cortina da casa.
Qual o tamanho do Gato Ragdoll?
Esse é o tamanho médio do Ragdoll: entre 23 e 28 cm de altura e até 53 cm de comprimento.
O Ragdoll geralmente pesa entre 4 kgs e 9 kgs.
Saúde
Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética.
Os problemas que podem afetar o Gato Ragdoll geralmente estão ligados a:
Cardiomiopatia hipertrófica, forma de doença cardíaca herdada em algumas raças de gatos, alto risco de formação de cristais de oxalato de cálcio na urina, Pré- disposição a Peritonite Infecciosa Felina (PIF).
Quantos anos vive um Gato Ragdoll?
Em média, o Gato Ragdoll vive entre 12 e 17 anos.
Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato.
Dicas e Cuidados
É uma boa ideia manter o seu Ragdoll dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.
Outro fator é o quanto o gato Ragdoll pode chamar atenção, e se tornar um alvo de quem gostaria de ter este lindo gato sem pagar, ou adotá-lo incorretamente, incentivando maus criadores e maus tratos!
O Ragdoll cresce até aproximadamente seus 4 anos de idade, até lá é comum que ele engorde ou emagreça.
Ele sempre terá uma certa “barriguinha” extra, independente do peso, como uma característica da raça, por isso é importante que sua alimentação seja regrada.
– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.
– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.
– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.
Cores e cuidados
O Gato Ragdoll tem uma pelagem longa e super sedosa, que é um pouco maior no pescoço, formando uma espécie de gola, e no rabo, que fica parecendo uma pluma.
Além disso, as patinhas também são mais cheias de tufos de pelos.
Por ter pelos longos, é importante manter o seu Ragdoll sempre escovado para evitar nós e retirar os pelos soltos, incluindo nas patas e rabo.
Seus pelos estarão especialmente longos no inverno, para que eles fiquem protegidos da temperatura baixa.
O banho irá variar conforme seu dono veja a necessidade, especialmente pela oleosidade excessiva ou por sujeiras que podem ter enroscado nos pelos.
O desenvolvimento total de seus pelos vai até os 4 anos de idade do Ragdoll.
O Ragdoll possui uma boa diversidade de cores dentro dos padrões principais Bicolor, Colorpoint e Mitted e dos secundários Lynx, Tortie e Torbie.
O corpo é geralmente mais claro e se mistura com cores como: seal, azul, chocolate, lilás, vermelho e creme e as extremidades são mais escuras.
Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Ragdoll pode ser encontrado:
Gato Ragdoll Cream
Gato Ragdoll Blue
Gato Ragdoll Red
Gato Ragdoll Lilac
Gato Ragdoll Colorpoint
Gato Ragdoll Lynx
Gato Ragdoll Tortie
Curiosidades
A raça Ragdoll é considerada uma das maiores do mundo já que pode chegar até quase 55cm de comprimento e pesar cerca de 9 quilos.
Por sua natureza dócil, o Ragdoll pode ser praticamente adestrado, já que responde bem a comandos recompensados com petiscos e muito carinho.
Na série “Fleabag” que tem feito muito sucesso recentemente, em um episódio da primeira temporada, há uma sequencia divertida com a protagonista e uma gatinha Ragdoll. Se você é fã de gatos e quer uma série inteligente e engraçada pra assistir, fica a (ótima) dica de uma fã!
Outra série, que ainda não estreou no Brasil é a “Call me Kat”, com a ótima Mayim Bialik (Amy de Big Bang Theory e para os mais velhos, a Blossom). Na série, a personagem de Mayim é dona de um café onde transitam vários gatinhos, muitos da raça Ragdoll.
Pros fãs de filmes de terror, em “Doutor Sono“, continuação de “O iluminado”, o personagem de Ewan Mc Gregor divide a cena com um Ragdoll chamado Azrael, também conhecido como anjo da morte. Por aí já sabemos que esse Ragdoll deve ser diferente dos gatinhos fofos que conhecemos.
Categorias:Raças de Gato