Doença de Lyme em cães suas Causas
Os carrapatos são responsáveis pela transmissão de algumas doenças, e a doença de lyme é uma delas que somente afeta 10% dos cachorros afetados. Veja quais são os motivos, sintomas e como tratar a doença de Lyme.
Saiba mais detalhes de outras doenças transmitidas pelo carrapato:
Doença de Lyme em cães: Sintomas
Causada por espécies de espiroqueta (bactérias) do grupo Borrelia burgdorferi. Quando a infecção leva à doença em cachorros, a característica clínica dominante é a cansaço recorrente à inflamação das articulações. Também pode haver falta de apetite e depressão.
Complicações mais graves podem afetar os rins, e doenças cardíacas ou do sistema nervoso.
Existe um estudo americano que indica que cachorros mais jovens parecem ser mais suscetíveis à doença de Lyme do que cães mais velhos.
Diagnostico da Doença de Lyme em Cachorros
Muitos cães que desenvolvem a doença de Lyme sofre com dores nas juntas e articulações recorrente devido à inflamação. Às vezes, esse sintoma dura apenas 4 dias, desaparece e volta semanas mais tarde em uma pata ou em outras partes do corpo, o local da inflamação pode ficar mais quente e inchado.
Alguns cachorros também podem desenvolver problemas renais. A doença de Lyme às vezes leva a glomerulonefrite – inflamação e disfunção acompanhada dos glomérulos do rim. A insuficiência renal pode se estabelecer, e o seu cachorro começara a exibir sinais como vômitos, diarreia, falta de apetite, perda de peso e muita sede.
Outros sintomas associados à doença de Lyme em cães incluem:
- Sensibilidade ao toque
- Dificuldade ao respirar
- Febre, falta de apetite e depressão
- Complicações do sistema nervoso (casos raros)
Tratando doença de Lyme de cachorro
Antibióticos é o método mais comum e prescrito para a doença de Lyme, o tempo de tratamento recomendado é geralmente de quatro semanas, mas existem casos mais longos que podem durar 10 semanas. Seu veterinário também pode prescrever um anti-inflamatório se o seu cachorro precisar.
Infelizmente, o tratamento antibiótico nem sempre elimina completamente a infecção com bactérias Borrelia burgdorferi. Os sintomas podem curar seu cachorro por um período, mas podem retornar em uma data posterior, e o desenvolvimento de doenças renais no futuro é sempre uma preocupação.
Como prevenir a doença de Lyme
Em épocas de calor como no verão do Brasil, você deve analisar com mais frequência os pelos do seu cachorro, passe os dedos entre os pelos e a pele com forca ate você sentir caroços, os carrapatos são cascudos como esses da foto, retire esse invasor e limpe o local picado com água oxigenada e sabão.
Observe se existem carrapatos entre os dedos do seu cachorro, debaixo da pata, conhecidos como coxim e entre as orelhas. Eu já encontrei carrapatos dentro da orelha de cachorros. Leve seu cachorro no veterinário, ele saberá qual tratamento adequado.
Leia Mais:
Como curar a Otite do seu cachorro?
Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro
2 respostas »