Com certeza você já conhece o cachorro salsichinha e suas patinhas curtas, mas e o gato de pernas curtas? Este é o gato da raça Munchkin!
O Gato Munchkin é inteligente, amigável e muito amável com seus “humanos”.
O fato de suas patinhas serem mais curtas não altera suas características felinas principais: gostar de correr, saltar e se pendurar por aí, além de caçar brinquedos e objetos que estejam dando sopa por aí.
O que você deseja saber?
Fotos de Gatos Munchkin
Historia e Origem
Por trás da aparência fofa, a raça ainda divide opiniões sobre sua origem.
Os primeiros registros de gatos de patas curtas são de 1930 e 1950, quando gatinhos que lembravam a pose de cangurus – se apoiando nas patas traseiras – foram vistos.
Depois disso, o registro da origem “oficial” do Munchkin vem de 1983 quando a professora Sandra Hochenedel de Lousiana nos EUA, resgatou duas gatinhas prenhas embaixo de um carro. Elas tinham as 4 patinhas curtas e o corpo igual aos outros gatos.
Sandra então ficou com uma das gatas, que chamou de Blackberry e doou a outra.
Quando Blackberry deu a luz, tanto gatinhos de corpo comum quanto de patas curtas nasceram; um deles, chamado Toulouse foi dado de presente para uma amiga da professora, Kay LaFrance, que morava em outra cidade na Lousiana, Monroe.
A partir de então, a criação dos Munchkins foi se dando naturalmente e as amigas nomearam a raça como Munchkin, inspiradas na população pequenina da Terra de Munchkins de “O mágico de Óz”.
Para que a raça fosse oficializada, elas entraram em contato com o presidente do comitê de genética da The International Cat Association que começou a realizar uma série de testes e exames com os gatos para entender a origem de suas patas curtas.
Foi descoberto que o motivo era um gene que causava uma mutação espontânea no corpo dos gatinhos e que nenhum problema era causado nos felinos; mesmo assim, os estudos não foram considerados definitivos.
Após mais de 10 anos de tentativas e estudos, a raça foi finalmente reconhecida pelo status de Nova Raça e Cor pela TICA, mas um juiz da associação renunciou ao cargo por não aceitar a decisão e achá-la antiética e assim muita polêmica e oposição foi criada sobre o assunto, o que ironicamente aumentou a popularidade da raça.
Mesmo assim, ainda hoje a maioria das associações não reconhece a raça e muitos fãs de gatos ainda não a aceitam.
Comportamento e Características
O Gato Munchkin é um gatinho com personalidade felina comum como qualquer outro, independente do tamanho de suas patinhas.
Além da personalidade, eles também não deixam nada a desejar quando brincam com gatos de outras raças – o que eles gostam muito – e também com cachorros. São amigáveis e amorosos com crianças e gostam bastante de interagir e se dedicarem aos donos.
O Munchkin não consegue saltar tão alto quanto outros gatos mas fora isso, ele é tão ou até mais ágil que os outros e sempre dá um jeitinho de escalar objetos menores pra chegar à lugares mais altos. Além disso, eles adoram caçar pequenos objetos, especialmente se forem brilhantes, por isso, não é difícil que eles roubem itens dos seus donos.
Depois de brincar muito durante o dia, com certeza chega a hora que o Munchkin mais gosta: se aninhar no colo quentinho do dono e ficar aconchegado ganhando carinho.
Qual o tamanho do Gato Munchkin?
Esse é o tamanho médio do Munchkin: 15 à 20 cm de altura e 12 à 17 cm de comprimento.
O Munchkin geralmente pesa por volta de 5 kgs.
Saúde
Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. Apesar de toda a polêmica em relação aos problemas de saúde causados por sua genética, não há nada comprovado além de possíveis problemas nos ossos como: lordose e peito escavado (ou pectus excavatum), uma deformação no formato do tórax.
Por isso deve-se manter atenção especial ao peso do seu gatinho para que ele não engorde a ponto de prejudicar sua coluna.
Quantos anos vive um gato Munchkin?
Em média, o gato Munchkin vive entre 12 e 15 anos. Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato.
Dicas e Cuidados
É uma boa ideia manter o seu Munchkin dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.
Outro fator é o quanto o Munchkin chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!
– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.
– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.
– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.
Cores e cuidados com os pelos
A pelagem do Gato Munchkin pode ser média ou longa, muito macia e fácil de ser cuidada, sendo necessário escová-la uma vez por semana, além de se adaptar bem à todas estações do ano.
O Gato Munchkin tem uma boa variação de cores, como muitos gatos. Os padrões incluem cores solidas (cor única no corpo inteiro), bicolor, tricolor ou Cálico (casco de tartaruga + branco), tabby (malhado) e colorpoint.
Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Munchkin pode ser encontrado:
Gato Munchkin Tabby (Malhado)
Gato Munchkin Preto
Gato Munchkin Colorpoint
Gato Munchkin Cálico
Gato Munchkin Branco
Gato Munchkin Bicolor
Curiosidades
No Brasil, o gato Munchkin é também conhecido como gato anão, gato salsichinha (por causa do cachorro da raça Basset, que também tem as patas curtas) e gato “rebaixado”.
O nome da raça vem do filme “O mágico de Óz”, onde os personagens da terra de Munchkins eram anões.
O registro de menor Munchkin do mundo é de Liliput, de Napa, na Califórnia, com 13,34 cm de altura.
A raça é uma febre no Japão, a segunda mais popular de lá.
No instagram, uma gatinha chamada Chata, que divide a conta com outro Munchkin, o Chava, ficou famosa pela pose na hora de dormir.
Olha que fofura!
Categorias:Raças de Gato