A primeira vista, o Gato Bobtail Japonês pode não ter nada diferente de outros gatos, mas assim que você conseguir ver seu rabo curtinho de coelho, vai poder ver uma pequena amostra de todo seu charme.
De miado mansinho, personalidade doce e muita inteligência, o Bobtail Japonês vai roubar seu coração.
O que você deseja saber?
Fotos de Gatos Bobtail Japonês
Historia e Origem
A história do Bobtail Japonês conta que o primeiro gato da raça foi na verdade levado da China ao Japão, como um presente do imperador chinês para o japonês, há mais de mil anos. Logo, sua cauda pequena, uma característica natural da raça, se tornou um fenômeno e o gato passou a ser reproduzido.
Ao longo do tempo, a raça passou a ser cultivada não só como animal doméstico mas principalmente como guardiões de grãos e suprimentos, e protetores de criações de bichos da seda, ameaçados por ratos. Com isso, o Bobtail Japonês passou a ser considerado como um símbolo de boa sorte.
No final da década de 60, três Bobtails foram importados pelos EUA e em 1978, a variação de pelos curtos da raça foi reconhecida pela Cat Fanciers Association, já a variação de pelos longos foi reconhecida somente em 1993. Hoje, ambas variações são reconhecidas pela maioria das associações oficiais de gatos.
Comportamento e Características
Apesar da “voz” mansinha, o Bobtail Japonês é conhecido por ser bastante “falante” e provavelmente vai ter assunto o dia todo.
Quando não estiver conversando com seus donos, muito provavelmente ele vai estar com seu brinquedo favorito ou procurando algum lugar com água pra brincar, coisa que ele ama, por isso é bom ficar de olho nas torneiras da casa.
Além disso, o Bobtail é muito inteligente e adora aprender coisas novas. Se for educado desde cedo, ele pode se acostumar a passear numa coleira.
Mas não se engane com tanta doçura! O Bobtail Japonês prefere estar sempre acompanhado, então é bom ter mais um gatinho ou até um cachorro pra ser seu companheiro, caso contrário ele pode gostar de fazer bastante bagunça pela casa.
Nos momentos mais tranquilos, o Bobtail é um ótimo companheiro de sofá e ama ficar no colo, ganhando carinho.
Qual o tamanho do Gato Bobtail Japonês?
Esse é o tamanho médio do Bobtail Japonês: 20 à 23 cm de altura e 33 à 38 cm de comprimento.
O Bobtail Japonês geralmente pesa por volta de 3 à 5 kgs.
Saúde
Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética. O Bobtail Japonês é geralmente saudável e o gene que produz seu rabinho curto não foi associado a nenhum problema vertebral ou ósseo.
Quantos anos vive um gato Bobtail Japonês?
Em média, o gato Bobtail Japonês vive entre 9 e 15 anos.
Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais.
Veja aqui os benefícios da castração no seu gato.
Dicas e Cuidados
É uma boa ideia manter o seu Bobtail Japonês dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos, além de outros perigos das ruas.
Outro fator é o quanto o Bobtail Japonês chama a atenção, e com isso, pode acabar se tornando um alvo fácil de quem gostaria de ter este lindo gato sem comprá-lo de um criador confiável ou adotá-lo corretamente, o que pode incentivar maus criadores e maus tratos!
– Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
– Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior do ouvido e da orelha.
– Mantenha a caixa de areia o mais limpa possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e, também que ele mesmo fique sujo.
– Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.
Cores e cuidados com os pelos
Tanto a linhagem de pelos curtos quanto a de pelos longos do Bobtail Japonês não possui subpelo, por isso, o cuidado e manutenção são fáceis, sendo necessário escová-lo uma vez por semana, para remover os pelos mortos.
O Bobtail de pelo longo pode ter uma juba em volta do pescoço e tufos de pelo nas orelhas e nos dedos das patas de trás.
Seus pelos são bastante impermeáveis, por isso o banho pode ser dado somente quando houver real necessidade. Nesse momento é importante lembrar de manusear sua cauda com cuidado por conta da sensibilidade da região.
O Gato Bobtail Japonês possui um padrão tricolor tradicional, chamado de Mi-ke, que mistura preto, branco e vermelho. Porém, ele também pode ter cores sólidas (únicas) como preto, branco ou vermelho e padrões como Tabby (malhado) e Tortie (casco de tartaruga).
Veja abaixo algumas das variações de cores em que o Bobtail Japonês pode ser encontrado:
Gato Bobtail Japonês preto
Gato Bobtail Japonês branco
Gato Bobtail Japonês tortie
Gato Bobtail Japonês tabby
Gato Bobtail Japonês Mi-Ke
Curiosidades
A cor dos olhos do Gato Bobtail Japonês é bem variada, podendo ser âmbar, verde claro, amarelo, azul e cobre. Além dessa variedade, alguns possuem heterocromia, quando um olho tem uma cor diferente do outro.
Como falamos, o rabo do Bobtail é bem pequeno e possui por volta de apenas 3 cm, lembrando um pom-pom. Em inglês, a palavra bobtail identifica um animal de rabo curto ou cortado.
Com certeza você já viu ou até mesmo ganhou o famoso gatinho Maneki neko (ou Gato da Sorte japonês): este aqui da foto com a patinha levantada.
Adivinha em quem ele foi inspirado!
Categorias:Raças de Gato