Os vermes intestinais mais comuns que os gatos são chamados de lombrigas e tênias. A maioria dos gatos infectados não apresentam sinais de vermes; no entanto, caso o seu gato seja infectado por uma grande quantidade de vermes, pode causar perda de peso, vômitos e diarréia, irritação ao redor do ânus e problemas de crescimento.
É importante ressaltar que, embora os vermes às vezes possam causar problemas para o próprio gato, alguns vermes também podem ser transmitidos aos seres humanos e, em raras ocasiões, podem ser a causa de doenças graves. Por esse motive, o tratamento regular contra vermes em gatos é muito importante.
Com quantos meses pode dar Remédio de verme para gato?
A vermifugação para gatos adultos e filhotes deve ser orientada por um médico veterinário, mas ela pode ser feita a partir de um mês de vida do felino, de acordo com o peso do do seu gato. TOME CUIDADO, caso deseje ministrar a aplicação de vermifugo no seu gato, a quantidade de remedio para vermes deve ser qualificada e balanceada com o peso do animal.
Como o seu gato pode “pegar vermes”?
As lombrigas intestinais são os parasitas comuns em gatos. Os dois vermes comuns dos gatos são chamados, Toxocara cati e Toxascaris leonina. Os ovos desses vermes são eliminados nas fezes e podem permanecer viáveis no ambiente por vários anos. Esses ovos podem infectar outros gatos de duas maneiras.
- Primeiro: Um gato pode comer (ingerir) ovos diretamente de um ambiente contaminado.
- Segundo: Se outro animal come os ovos (por exemplo, um camundongo ou rato), eles podem atuar como “hospedeiros intermediários” e passar a infecção para um gato se ele atacar (e comer) o hospedeiro intermediário infectado.
O Toxocara cati também é passado de rainhas (mães gatas) para gatinhos através do leite que ela produz. Sempre que um gato é infectado com lombrigas, algumas formas imaturas (larvas) permanecem dormentes nos tecidos do corpo. Isso geralmente não causa danos, mas quando uma gata engravida, essas larvas migram para as glândulas mamárias e são excretadas no leite que ela produz para os filhotes. Esta é uma via de infecção muito comum e devemos supor que todos os gatinhos serão infectados com Toxocara cati como resultado.
Na maioria dos casos, o tratamento contra vermes em gatos é recomendado ao longo da vida. No entanto, para determinar se um gato está realmente infectado com vermes, uma amostra de fezes pode ser coletada e examinada em laboratório para procurar a presença dos ovos.
Os gatos podem ser infectados pela ingestão (comer) de ovos do ambiente, pela ingestão de um hospedeiro intermediário infectado (como com Toxocara cati acima) ou pelas larvas no ambiente que se enterram na pele do gato.
Os ancilostomídeos comuns do gato incluem Ancylostoma tubaeforme e Uncinaria stenocephala, mas outras espécies ocorrem em alguns países.
Tênias em Gatos
As tênias são geralmente vermes longos compostos de muitos segmentos. Segmentos maduros contendo ovos são liberados do final da tênia e são eliminados nas fezes. Esses segmentos geralmente se assemelham a grãos de arroz e às vezes podem ser vistos ao redor do ânus do gato, nas fezes e na cama do gato.
Para completar seu ciclo de vida, todas as tênias precisam de um hospedeiro intermediário para primeiro comer os ovos do ambiente, e então o gato será infectado comendo o hospedeiro intermediário. Os animais que atuam como hospedeiros intermediários variam dependendo da espécie de tênia. As tênias mais comuns que infectam gatos em todo o mundo são Dipylidium caninum e Taenia taeniaeformis.
Dipylidium caninum é transmitido aos gatos por pulgas. As larvas de pulgas imaturas ingerem os ovos do verme, mas a infecção é então transmitida a um gato quando ele engole uma pulga infectada. A Taenia taeniaeformis é transmitida quando comem pequenos roedores (ratos e camundongos), os roedores tendo comido ovos do ambiente. Esta infecção ocorre muito comumente em gatos que caçam.
Tratamento para Gatos com Verme
Tratamento para Filhotes de Gato com vermes: para lombrigas a cada 2 semanas a partir de 3 semanas de idade e até 8 semanas de idade, depois mensalmente até 6 meses de idade.
Tratamento para Gatos Adultos: Trate gatos adultos (com mais de 6 meses de idade) a cada 1-3 meses
Quais produtos de vermifugação usar?
Existem muitos produtos diferentes de vermifugação disponíveis no mercado, e a disponibilidade de medicamentos varia.. Embora os produtos de vermifugação possam estar disponíveis em lojas de animais e até mesmo em alguns supermercados, geralmente são produtos antigos ou menos eficazes e alguns são ainda menos seguros para uso em gatos. Converse com seu veterinário!
É sempre melhor consultar o seu veterinário, que saberá quais os tipos de vermes que ocorrem com mais frequência onde você mora e poderá recomendar os tratamentos mais eficazes e seguros para o seu gato. Além disso, estão disponíveis alguns tratamentos que podem ser mais fáceis de administrar, como uma injeção que seu veterinário pode dar, um pequeno comprimido que pode ser adicionado à comida ou até algumas gotas que podem ser aplicadas na pele.
Leia mais:
Como determinar a idade de um gato?
Categorias:Meu Gato