Curiosidades

Sarna em Cachorro

Sarna Canina

sarna canina

Sarna sarcóptica, também chamada de sarna ou se preferir Sarna Canina, é causada pelo ácaro Sarcoptes scabiei, um parasita da pele altamente contagioso. Esses “filhos de uma mãe” penetram na pele e causam prurido machucados, o que podem resultar na formação de crostas e perda de pelo. É um parasita que pode aparecer em qualquer condição climática e que pode ser encontrado em cães de todas as idades e raças.

Sarna Sintomas

A sarna provoca coceira intensa, portanto, os cães que tenham grandes arranhões ou perda de pelos são suspeitos. Os sintomas são mais frequentemente da Sarna Canina acontecem primeiro nas orelhas, cotovelos, jarretes, abdômen e peito de cães infestados.

sarna em caes

A sarna é difícil de diagnosticar, de modo que os sinais clínicos e a eliminação de outros fatores de risco são importantes, uma vez que as raspagens de pele geralmente não são confiáveis. É importante consultar seu veterinário se você suspeitar de uma infestação. Seu veterinário pode recomendar a melhor solução para esse tipo de problema.

Tipos de Sarna Canina

Existem diferentes tipos de Sarna que podem acometer o seu cachorro separamos 3 tipos mais comuns para voce entender melhor sobre a sarna em cães.

Sarna Negra

A Sarna Negra pode ser localizada e afetar áreas específicas do corpo do seu cachorro ela pode ser generalizada. Se localizados, os sintomas geralmente são leves, com lesões ocorrendo em manchas, especialmente na face, tronco ou pernas. Se generalizados, os sintomas serão mais difundidos e aparecerão em todo o corpo. Leia mais sobre a Sarna Negra clicando aqui.

Sarna de Ouvido

A sarna de ouvido é perceptível pela quantidade de cera que o seu animal começa a produzir, em casos mais graves, a cera começa a ficar abundante na parte externa da orelha, e o seu animal começa a coçar até se machucar. Para saber se o seu cachorro tem Sarna de Ouvido ou como diagnosticar a doença clique aqui.

Sarna Demodécica

A Sarna Demodécica é uma doença inflamatória causada por vários tipos de ácaros chamados Demodex. Quando o número de ácaros que habitam o local os nasce os pelos dos cachorros, a pele do cão torna-se fraca e acontecem lesões cutâneas, distúrbios genéticos, problemas no sistema imunológico e perda de cabelo. A gravidade dos sintomas da Sarna Negra depende do tipo de ácaros que estão habitando a pele do seu cachorro. A condição ou doença descrita neste post pode afetar cachorros e gatos. Para saber mais sobre a Sarna Demodecica clique aqui.

Como evito que meu Cachorro fique com sarna?

sarna em cachorros

Manter a boa saúde do seu cão é importante para prevenir a sarna. Cães que tem contato com outros cães que tem contato com o mundo la fora, são suscetíveis à sarna que é facilmente transferida entre os cães. Boa limpeza do seu cachorro e banhos a cada 15 dias podem ajudar a evitar a sarna canina.

Os seres humanos podem ser prejudicados pela sarna?

A sarna é zoonótica (pode ser transmitida de animais para humanos), portanto, os donos de animais que têm contato próximo com seus cães podem contrair Sarna. A boa noticia é que depois que o cão foi tratado, no entanto, os sintomas geralmente desaparecem.

Ler e Compartilhar:

Deixe um comentário, suas ideias são importantes para Pet Caramelo.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.