Meu Dog

Como tratar bolhas de pus em cachorro?

bolhas de pus na pele do cachorro

O que são bolhas na pele pele de um cachorro?

As dermatoses vesiculopustulosas em cães é uma doença da pele caracterizada por bolhas ou vesículas. Uma vesícula é uma bolsa envolta em lipídios dentro de uma célula. Na camada externa da pele, aparecem como pequenas bolhas elevadas cheias de um líquido transparente ou pus que contém glóbulos brancos que combatem doenças.

Essas bolhas podem estourar e inflamar, causando feridas e o seu cachorro pode desenvolver dermatoses vesiculopistulares em resposta a uma variedade de problemas, um reação alérgica na pele.  A mais comum e tratável é a infecção bacteriana da pele chamada pioderma, que é definida pela presença de bactérias e bolhas cheias de pus.

Infecções fúngicas como dermatofitose (micose) também podem causar bolhas. As reações alérgicas a alguns medicamentos podem ser outra razão para dermatose vesiculopustular em cães; no entanto, bolhas crônicas sem infecção são mais comumente uma resposta autoimune na qual os anticorpos atacam as células e proteínas na camada externa da pele.

A dermatose vesiculopustular é qualquer alteração na pele que envolva bolhas ou pústulas. É um sintoma inespecífico que pode ser um sinal de muitas doenças diferentes, incluindo uma infecção bacteriana ou uma simples resposta autoimune.

Sintomas da dermatose vesiculopustular

Os sintomas podem ser generalizados (cobrindo todo o corpo) ou podem estar confinados a uma área específica.

  • Áreas de pele com bolhas
  • Feridas cheias de pus que lembram espinhas
  • Feridas graves
  • Pele descamada
  • Perda de pigmento no nariz
  • Eritema (manchas de pele avermelhada)
  • Alopecia (queda de pelo)
  • Áreas com bolhas confinadas à cabeça e pés
  • Formação de bolhas na junção entre diferentes áreas da pele, como ao redor da boca, nariz, ânus ou vagina

bolhas de pus na pele do cachorro

Esses são os dois tipos de dermatoses vesiculopustulares.

  1. Feridas cheias de pústulas semelhantes a espinhas.
  2. Vesicular – bolhas cheias de líquido claro.

A presença de pústulas ou vesículas pode ajudar o veterinário a identificar a doença do seu cão, embora alguns cães possam ter uma combinação dos dois tipos.

O que causa bolhas de pus em cachorro?

Abaixo, listamos algumas das doenças que causam dermatoses vesiculopustulares em cães, bem como em raças com maior índice de incidência.

  • Pioderma
  • Infecção bacteriana
  • Dermatofitose
  • Infecção fúngica que é mais comum em cachorros demodicose ou sarna demodécica
  • Infestação de ácaros
  • Doenças hereditárias imunomediadas
  • Uma reação alérgica cutânea a certos medicamentos

Uma resposta autoimune que ataca as proteínas da pele. Os cães costumam ter bolhas na boca e no nariz Collies, Doberman e Pinschers

Muito comum para um cachorro ter detritos amarelos provenientes do pênis. Saiba aqui o significa o pus amarelo no penis do seu cachorro.

Tratamento

Muito dificil o diagnostico e tratamento, isso depende da situação do seu cachorro. Para muitas situacoes, água oxigenada poderá resolver se caso for apenas um machucado na pele do seu cachorro. Se parecer incômodo para o seu cachorro você deve conversar com o seu veterinário.

Esmegma em Cachorro

O esmegma é o nome para essa secreção amarela que você pode ver no pênis do seu cachorro, popularmente chamamos essa secreção de “pus”.

Caso a coloração seja mais avermelhada ou misturada com sangue, é preciso ficar atento.  As descargas da bainha com outras características, como o sangue, e caso esse “pus” esteja em grande quantidade você também deve avaliar com um veterinário.

Na maioria das vezes, esse problema desaparece depois que um cão é castrado, mas há alguns cachorros castrados que ainda recebem uma descarga dessa sujeirinha amarela seu pênis.

Resumindo não se preocupe, porem fique atento se seu cachorro estiver lambendo demais ou se aparecer algum sangramento.

Ler e Compartilhar:

Qual Cachorro mais Bonito do Mundo?

Dicas de Tatuagem para Cachorros?

Categorias:Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.