Conheça a doença Cuidados com a saúde oral do seu cachorro ou animal de estimação
Estudos revelaram que as doenças na boca e dentes são mais comuns em cães de pequeno porte, pois eles são predispostos à formação de tártaro e a doença periodontal. A doença periodontal é comum e praticamente todos os cães são afetados de modo mais ou menos grave durante a sua vida. Essa doença se inicia pelo acumulo de bactérias na superfície dos dentes e progride até a destruição grave dos tecidos. Que pode provocar perda dos dentes e ter consequências mais graves como fraturas de mandíbula.
O fator determinante para a formação do tártaro é o acúmulo da placa bacteriana. Essa placa é formada por bactérias que estão na cavidade bucal, podendo haver mais de 300 espécies diferentes.
Os cães de pequeno porte tem mais chances de contrair a doença, pois possuem dentes muito grandes para um suporte ósseo muito pequeno, o que faz com que tenham dentras grandes em relação ao reduzido tamanho e espaço na sua boca, o que dificulta a remoção da placa bacteriana.
O acúmulo de placa bacteriana favorece a formação de tártaro e consequentemente o mau hálito.
É recomendável a escovação diária dos dentes do animal para prevenir a doença, além de uma alimentação de qualidade. O alimento seco, ração, é ótimo para a higiene oral se os croquetes forem adequados para o tamanho do animal.
Sinais da doença periodontal:
- Inflamação e sangramento da gengiva
- Perda de apetite
- Emagrecimento
- Salivação Excessiva
O maior risco na doença periodontal não é a perda dos dentes ou o desenvolvimento de infecções locais. As bactérias que se encontram na boca do animal podem alcançar a corrente sanguinea e serem levadas para outros órgãos, causando infecções graves.
Categorias:Curiosidades, Meu Dog, Saúde de Cachorro
1 resposta »