Raças de Gato

Gato Savannah

Uma maravilhosa e exótica mistura de felino africano e gato doméstico, o Savannah não é um gatinho pra quem procura um companheiro pra ficar no colo ou fazer companhia enquanto assiste TV, mas é um gato único e especial.

savannah

Embora ele seja carinhoso e pareça um filhotinho de leopardo, eles são gatos cheios de energia e que estão sempre em busca de algum estímulo físico ou mental, portanto, se você não tiver tempo para lhe dar atenção, o Savannah vai procurar se distrair de outra forma e pode acabar se tornando um pequeno destruidor de lares.



Fotos de Gatos Savannah

Historia e Origem

O Savannah tem esse nome pois nasceu do cruzamento de um gato doméstico com um Serval, felino encontrado nas savanas africanas. Após esse cruzamento, em 1986, dois criadores decidiram investir na criação de uma nova raça.

Por sua origem relativamente recente, somente em 2001 a  International Cat Association começou o registro do Savannah e mais tarde, em 2012, a organização reconheceu a raça oficialmente.

gato serval

Gato Serval

Durante esse tempo, foram criadas mais 4 gerações da raça, ficando conhecidas como F1, F2, F3 e F4, sendo que a porcentagem de sangue selvagem foi diminuindo a cada geração e com isso, as últimas são consideradas mais domesticáveis e seu tamanho e peso diminuíram.

Comportamento e Características

Devido a sua origem “selvagem”, não espere um gato quietinho e comportado. O Savannah é bem ativo, tem espírito aventureiro e com seu corpo atlético, pode pular bem alto e fazer certas acrobacias, além de gostar de caçar pequenos bichinhos e brinquedos.

Pra quem procura um gato calminho como companhia, o Savannah não é uma boa opção. Não são gatos agressivos mas exigem atenção o tempo todo e são muito ativos. Precisam de interação e brinquedos que o distraiam e desafiem.

gato savannah preco

Por outro lado, se você quer um gato que goste de passear como um cão, o Savannah pode ser perfeito, ele inclusive aceita o uso de coleiras. E se ele tiver bastante espaço pra brincar ao ar livre, você tem a garantia de momentos bem divertidos, principalmente envolvendo água, coisa que, ao contrário da maioria dos gatos, o Savannah adora!

Qual o tamanho do Gato Savannah?

Esse é o tamanho médio do gato Savannah: 38 cm de altura e 56 cm de comprimento (sem contar o rabo). Ele pode levar geralmente 3 anos para chegar ao seu tamanho adulto.

O Savannah geralmente pesa entre 6 kgs e 25kgs (considerando todos seus padrões)Medidas Gato Savannah

Saúde

Tanto os gatos com pedigree quanto os mestiços têm incidências variadas de problemas de saúde que podem ser de natureza genética, porém, o Savannah é considerado um gato extremamente saudável.

A única exceção no caso do Savannah é que alguns gatos da raça podem ser estéreis, devido a sua origem misturada com um felino selvagem.

Quantos anos vive um gato Savannah?

Em média, o gato Savannah vive entre 16 e 20 anos.

Com a castração, a tendência é que ele possa viver mais, pois ela evita uma série de doenças letais. 

Gato Savannah preto

Gato Savannah Preto

Dicas e Cuidados

É uma boa ideia manter o Savannah dentro de casa para que ele fique protegido de doenças que poderia pegar de outros gatos além de outros perigos das ruas. Outro fator é o quanto o Savannah chama atenção, e fora de casa corre o risco de ser capturado por alguém que gostaria de ter este lindo gato sem pagar nada ou adotá-lo corretamente.

Porém, o Savannah adora ficar ao ar livre; se possível, reserve um tempo para ficar com ele num espaço aberto e seguro ou leve ele pra passear em uma coleira.

 – Corte as unhas a cada duas semanas, se possível.
 – Limpe os cantos dos olhos com um pano limpo e úmido para remover qualquer secreção. (Use uma área separada do pano para cada olho para não correr o risco de espalhar qualquer infecção.)
 – Verifique as orelhas semanalmente, se estiverem sujas, limpe com uma bola de algodão ou um pano macio e úmido em água morna. Não use cotonetes, pois podem danificar o interior da orelha.
 – Mantenha a caixa de areia limpa o máximo possível, isto irá evitar que seu gato espalhe sua sujeira pela casa e também que ele mesmo fique sujo.
 – Escove os dentes para prevenir doenças periodontais. A higiene dental diária é melhor, mas a escovação semanal já ajuda bastante.

Cores e cuidados com os pelos

cores do gato savannah

Os pelos do Savannah podem ser  facilmente cuidados  se penteados semanalmente para a remoção dos pelos que caem, e para a distribuição da oleosidade natural da pele.

Existem Savannah de várias cores e padrões como: preto, marrom, Tabby (malhado) com manchas pretas, Tabby com manchas acinzentadas, etc. Além disso, existem os que possuem manchas marrons, brancas ou em tons de areia.

Algumas cores que não são reconhecidas no padrão oficial da raça podem ser: chocolate, Cinnamon (laranja), azul, vermelho e colorpoint (quando as extremidades do corpo são mais escuras).

Veja abaixo algumas das variações que podem ser encontradas:

Gato Savannah Tabby com Manchas Claras

Gato Savannah areia
Gato Savannah Tabby com Manchas Escuras

Gato Savannah Tabby
Gato Savannah Preto

Gato Savannah preto
Gato Savannah CinzaGato Savannah cinza
Gato Savannah Cinnamon (Laranja)

Gato Savannah Laranja

 

Curiosidades

Ao contrário da maioria dos gatos, o Savannah adora água e se for acostumado desde filhote com uma coleira, pode te acompanhar em suas caminhadas.

Infelizmente, quem deseja ter um Savannah precisa desembolsar uma boa quantia, por se tratar de um gato exótico e raro, a raça é considerada uma das mais caras.

Dois famosos Savannah são Sushi e Tuna, do cantor Justin Bieber. Eles tem até conta no instagram (@kittysushiandtuna) com mais de 400 mil seguidores.

É considerada pelo Guinness Book a raça de gato mais alta do mundo, desde 2006.

Atualmente, o Savannah mais alto do mundo é uma “gatinha” chamada Scarlett’s Magic, que mede 43.4 cm de altura.

Categorias:Raças de Gato

Marcado como:,