Alimentação

Giardia em Cães

Esse nome estranho se parece com algo muito grave, a Giardia Canina pode se transformar em algo grave se não for tratada logo no inicio. Geralmente filhotes costumam ter giardia pois colocam tudo na boca. Leia mais abaixo.

Giardia Canina

Giardia Canina Lamblia?

Giardíase é uma infecção intestinal em humanos e animais, causada por um parasita protozoário Giardia duodenalis. A Giardia não é um “verme”, bactérias ou vírus.”

Giardia é uma espécie parasitária unicelular simples. Existem sete genótipos, A a G, com os cães sendo mais comumente infectados por C e D, gatos com F e os humanos mais comumente infectados com A e B. E e F são raramente relatados. O parasita ocorre em todo o mundo e é uma causa comum de diarreia nos seres humanos.

Giardia Sintomas

1. Cachorro Vomitando: Os cães que tem vermes poderão vomitar e as vezes você poderá ver os vermes no vomito do seu cachorro.

2. Diarreia: Fezes moles e diarreia canina podem ser o resultado de vermes. Além da diarreia, cães com giardia podem ter sangue em suas fezes.

3. Baixa Energia: Se o seu cachorro é “virado do Jyraia” e de repente ele não esta com toda a energia habitual, pode ser que ele também esteja com vermes.

4. Barriga Inchada: Se a barriga do seu cachorro parece estar inchada ele também pode estar com verme, é mais fácil detectar perceber isso em cães menores.

cachorro de verme filhotes com

5. Mudança de apetite: Se você notar uma mudança repentina no apetite do seu cachorro, ele pode ter contraído lombrigas. Os cães infectados geralmente perdem o apetite. À medida que os vermes roubam os nutrientes de um cão, um cachorro com vermes também pode mostrar um aumento repentino da fome. Fica difícil detectar esse sintoma, você pode usar outros sintomas dessa lista para perceber se ha algo de errado.

6. Perda de Peso: Se o seu cão mostra sinais de perda de peso rápida, ele pode ter uma tênia, tipo de verme mais perigoso que os demais.

7. Perda de Pelos: Um cachorro saudável deve ter os pelos brilhantes. Se o pelos do seu cão começar a cair demais e a secar, ele pode ter pegado uma forma de vermes.

8. Sinais de irritação da pele e coceira: Os cães que apresentam sinais de irritação na pele podem ter uma infestação severa de vermes.

9. Esfregar o traseiro no chão: Embora isso possa ser causado por problemas com as glândulas anais, cães com vermes ocasionalmente esfregarão as extremidades traseiras no chão para aliviar a coceira aos vermes na área, fique atento.

10. Comer a parede, pedras ou areia: Se o seu cachorro esta com um comportamento estranho de raspar a parede ou comer areia, este também pode ser um sintoma de vermes.

Como os cachorros pegam giardia?

giardia canina

O cachorro engole o estágio do cisto do parasita e esse “monstrinho” para nos intestinos do cão, e se liga à parede intestinal para se alimentar. Se números suficientes estiverem presentes, sinais clínicos de dano na parede intestinal irão se desenvolver. Os trofozoítos, “Monstrinhos” se reproduzem dividindo-se e alguns se transformam na forma cística.

Assim o cachorro mostra sangue nas suas fezes que são cistos infecciosos. O tempo que leva da ingestão de cistos até a passagem nas fezes é de 5 a 12 dias em cães e de 5 a 16 dias em gatos.

Quando os cistos de Giardia são encontrados nas fezes de um cão adulto saudável eles são geralmente considerados um achado transitório e insignificante. No entanto, em filhotes e cães adultos debilitados, eles podem causar diarreia aguada e grave, que pode ser fatal se não for tratada.

Giardia Tratamento

Se você suspeita que o seu cachorro esta com giardia, não hesite em leva-lo em um veterinário. A giardia podem danificar os órgãos internos do seu cão e levar à perda de consciência e à morte. A maioria dos vermes intestinais são fácil de tratar e seu veterinário irá prescrever um medicamento com base no diagnóstico.

Ler e Compartilhar:

Quanto tempo de verdade o cachorro sente sua falta?

Cachorro enxerga cores?

Cachorro com Carrapato, o que fazer?

Summary
Review Date
Reviewed Item
Giardia em Cães
Author Rating
51star1star1star1star1star

Categorias:Alimentação, Dicas, Meu Dog, Saúde de Cachorro

Marcado como:

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.